ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Convento de Cristo – Tomar

Posted by mjfs em Outubro 11, 2007

Tomartemplarschurch2.jpg

É um dos principais monumentos da arquitectura nacional do séc. XII, que inicialmente pertenceu à Ordem do Templo e no reinado de D. Dinis passou para a Ordem de Cristo.

Em 1984 foi considerado Património Mundial pela UNESCO.

O Convento de Cristo é uma notável obra de arquitectura, composta por edifícios e pelo Claustro de D. João III, Claustro das Lavagens, Claustro de D. Henrique, Claustro de Stª Bárbara, Claustro da Micha, Claustro das Hospedarias e finalmente pelo Claustro dos Corvos. Na visita ao Convento, podemos admirar a magnifica Janela do Capítulo e a Charola.
Na construção da Charola houve uma inspiração nas mesquitas sírias, trazida pelos Cavaleiros Templários nas suas incursões nas Cruzadas. A Charola de Tomar remonta a finais do séc. XII.

O estilo Manuelino predomina magnificamente na Janela do Capítulo. Esta Janela está inserida na Casa do Capítulo do Convento de Cristo, nesta divisão reuniam-se as Cortes.

O Convento de Cristo no seu conjunto arquitectónico abrange testemunhos da arte românica com os Templários, do Gótico e do Manuelino através das Descobertas, bem como o Renascimento durante a reforma da Ordem e o Maneirismo finalizando no Barroco utilizado em ornamentos arquitectónicos.

TomarChurchPlanCC3-pt.jpg

Claustro da Lavagem
Este Claustro tem um formato quadrangular com 2 pisos, em que o piso inferior tem 5 tramos por ala com arcos quebrados assentes em grossos pilares. O piso superior tem 6 tramos de arcos quebrados sobre colunas agrupadas transversalmente, com capitéis de dupla fiada de colchetes de folhagem. O Claustro da Lavagem tem tecto em madeira.

Claustro da Micha
Este Claustro de formato quadrangular, tem 4 alas com arcos plenos geminados e em asa de cesto nos topos Norte das alas Este e Oeste, sendo que são separados por fortes contrafortes. O Claustro da Micha tem uma abóbada sobre colunas lisas com capitéis de volutas e em mísulas cónicas.

Claustro dos Corvos
Claustro de formato quadrangular com 2 galerias de dupla arcada separadas por contrafortes. Este Claustro apresenta coberturas e suportes idênticos aos do Claustro da Micha.

Claustro da Hospedaria
Este Claustro de formato quadrangular é formado por 4 alas com arcadas duplas separadas por contrafortes e galerias cobertas por uma abóbada semelhante à do Claustro da Micha.

Claustro de Santa Bárbara
Claustro de formato quadrangular apresenta 4 arcos rebaixados por ala, sobre colunas de fuste liso. A cobertura da abóbada é rebaixada com nervuras e lintéis. O segundo piso deste Claustro não tem cobertura mas apresenta colunas e mísulas.

Claustro de D. João III
Este Claustro de formato quadrangular com chanfros nos ângulos, é composto por 2 pisos com cobertura em terraço com balaustrada. As 4 alas apresentam galerias cobertas de abóbadas de nervuras e caixotões.

Claustro do Cemitério
Este Claustro foi o primeiro a ser construído, a mando do Infante D. Henrique.
O Claustro do Cemitério destinava-se a ser panteão dos religiosos e cavaleiros da Ordem de Cristo.
Quanto à sua arquitectura é composto por uma galeria abobadada e arcos ogivais que assentam em colunas duplas de fuste liso e capitéis decorados com motivos vegetalistas, nas suas galerias encontra-se o túmulo manuelino de D. Diogo da Gama.

Casa do Capítulo
Esta é composta por um vestíbulo quadrangular e por uma nave rectangular com abside poligonal. A Casa do Capítulo apresenta um forte embasamento do lado Sul e meio soterrada do lado Este.

[rockyou id=86967521&w=426&h=319]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: