ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castelo Faria

Posted by mjfs em Novembro 4, 2007

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Castelo de Faria 2

Castelo de Faria 3

IMPLANTAÇAO E ACESSOS

A Sul da margem do Cávado, em frente à cidade de Barcelos, eleva–se o monte da Franqueira (296 metros). Num relevo a oeste do referido monte, a cota ligeiramente inferior, mas com bom domínio visual sobre o último troço do vale do Cávado, localiza–se o Castro de Faria (freguesia de Pereira, concelho de Barcelos).
Partindo de Barcelos (Barcelinhos), o visitante deverá tomar a Estrada Municipal 306 em direcção a Carvalhal e à Senhora da Franqueira. Ao fim de 8 km (10 minutos depois), deverá voltar à direita, para o caminho municipal 1111, no cruzamento assinalado como «Santuário da Franqueira. Ruínas do Castelo de Faria». Depois de um curto trajecto de 3’4 km (4 minutos), o visitante deverá cortar à esquerda, numa ligação para um caminho de terra, sinalizada por uma velha placa dizendo «Castelo de Faria». Poucos metros adiante poderá estacionar já perto da terceira muralha do povoado. A partir daí acede–se ao monumento.

 

O QUE VER

No Castelo de Faria coexistem vestígios de diferentes cronologias. Do povoado castrejo subsistem as suas três linhas de muralha e vários vestígios de casas da Idade do Ferro, particularmente entre a segunda e a terceira linha defensiva, no lado leste. Contudo, os vestígios proto–históricos remontam ao Bronze Final. A primeira muralha, envolvente à plataforma superior do outeiro, delimita o que terá sido um castelo medieval, com a porta de acesso, os alicerçes da torre de menagem quadrangular, e diversos muros de construções associadas ao povoamento medieval do sítio. Este sítio arqueológico é conhecido não só pela sua ocupação no período castrejo, mas sobretudo pela dinâmica de povoamento do local da Idade Média, quer por ser um castelo «cabeça de terra», quer por ter sido palco de importantes acontecimentos militares nos séculos XII e XIV.
O sítio foi amplamente escavado na primeira metade do século XX, por iniciativa do grupo «Alcaides de Faria». Entre 1981 e 1985 realizaram–se escavações dirigidas por Brochado de Almeida e Teresa Soeiro, da Universidade do Porto. O conjunto arqueológico e histórico é Monumento Nacional desde 1956.

 

(Fonte: Castrenor.com)

Anúncios

Uma resposta to “Castelo Faria”

  1. carlos de faria said

    Aos investigadores deste castelo portugues agradeco bastante o conteudo. O que descobri e que acho coincidente: O meu avo chamava-se Pereira de Faria sendo Pereira o nome do concelho onde existem as ruinas. Estranho tambem; a minha falecida mae era da familia Carvalho e Carvalhais era um povoado cerca do castelo de faria. Havera alguma pintura do castelo de Faria ???? Agradeco info carlos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: