ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castro de Lovelhe

Posted by mjfs em Novembro 16, 2007

Photo Sharing and File Hosting at Badongo.com Photo Sharing and File Hosting at Badongo.com Photo Sharing and File Hosting at Badongo.com

IMPLANTAÇÃO E ACESSOS

Em Lovelhe, Vila Nova de Cerveira, a Sul da Serra da Gave, no extenso e fértil vale do Minho, encontra–se o Castro de Lovelhe, povoado castrejo erguido um pequeno morro que domina uma extensa área do vale. O povoado fortificado situa–se mesmo junto à margem do rio Minho, controlando uma das suas passagens tradicionais e grande parte deste curso de água.
A estação arqueológica de Lovelhe, situa–se a cerca de 3 km do centro da sede de concelho, entre o INATEL de Cerveira e a ponte internacional que atravessa o rio Minho entre Cerveira e Goián. Chegado ao centro da vila de Cerveira, o visitante deve seguir as indicações de INATEL, e imediatamente antes deste equipamento deve virar à direita, pois as ruínas encontram–se mesmo ao lado.

O QUE VER

O Castro de Lovelhe encontra–se situado num lugar extremamente importante, no controlo da navegabilidade do rio Minho, tendo tido uma ocupação prolongada desde a Proto–História até à Antiguidade Tardia. Estudado, longamente, desde a década de 1980 do século XX, actualmente possui um projecto para a construção de um centro interpretativo. Na área, até hoje escavada, é possível observar toda uma série de estruturas, não só pertencentes ao povoado castrejo, mas também relacionadas com ocupações posteriores, como é o caso das ruínas de uma vila romana e visigótica.
No topo do monte está ainda em bom estado de conservação o forte abaluartado, construído na segunda metade do século XVII.
Aquando da construção da ponte internacional, que liga as duas margens do Minho, efectuaram–se trabalhos arqueológicos que revelaram a existência de um porto fluvial, dado este que sublinha a importância estratégica deste lugar, desde o câmbio de Era, até aos nossos dias.
O sítio está, actualmente, em Vias de Classificação como Imóvel de Interesse Público, desde 12 de Outubro de 1979.

(castrenor)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: