ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castro de Guifões

Posted by mjfs em Dezembro 2, 2007

Castro de GuifõesNa margem esquerda do Rio Leça, no Monte Castêlo, localiza-se o Castro de Guifões. Este antiquissimo povoado, seguramente com origem no Iº milénio a.C., objecto de breves intervenções arqueológicas nos finais do séc. XIX e em meados do séc. XX possui inúmeras estruturas enterradas.

Os materiais arqueológicos já recolhidos se indiciam por um lado uma origem remota dentro do mundo da Idade do Ferro revelam também uma longa perduração em época romana.

Devido à sua localização próxima do mar, numa elevação de grande importância estratégica sobre o antigo estuário do Leça terá sido um povoado vocacionado para a exploração de recursos litorais e, de uma forma muito privilegiada, para a actividade comercial. Na base desta sua potencialidade reside o facto da etapa terminal do Leça ter constituído sempre um porto de abrigo natural, graças à cadeia de rochedos que se formava a pouca distância da sua foz (os Leixões), e ao facto do rio ser na época, muito provavelmente, navegável até ao sopé do monte. A riqueza e abundância de materiais já encontrados no povoado, originários um pouco de todo o Império e da Bacia do Mediterrâneo, reforçam esta teoria.

O castro terá sido abandonado por volta do séc. IV/V d.C. mas durante a Idade Média documentam-se alguma reocupações pontuais época em que é utilizado como atalaia militar.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto 516/71 DG 274 de 22 de Novembro.

(cm-matosinhos)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: