ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castro do Jarmelo (II)

Posted by mjfs em Dezembro 9, 2007

Castro Jarmelo

O CASTRO do Jarmelo, está ser alvo de uma intervenção coordenada pela C. Municipal da GUARDA, tendo como objectivo primeiro a limpeza e consolidação das construções existentes.

Nesta foto podemos ver que há em campo trabalho de prospecção, tendo em vista um trabalho futuro, talvez mais alicerçado num estudo mais científico, que possa vir a fazer luz sobre a imensidade de escombros até agora acumulados por centenas de anos que a história fez passar. (ver parte I)

(Fonte: Agostinho da Silva)

Castro Jarmelo (antigo)

Situa-se no topo de um cabeço isolado que se destaca do Planalto da Guarda. Castro muralhado com várias linhas de muralhas. A classificação abrange os restos de muralhas e estruturas de casas. O acesso ao recinto muralhado faz-se por uma calçada romana que termina numa das portas da povoação. Existe também uma sepultura escavada na rocha perto da Igreja de Santa Maria do Jarmelo. Almeida refere a existência de alicerces de uma muralha no lado Poente do cabeço (composta por grandes blocos graníticos) que classifica como os vestígios da primeira fortificação “lusitana”. Assinala ainda que sobre esta se terão levantado as fortificações posteriores. Perestrelo identifica uma possível muralha no interior do recinto medieval que provavelmente estará relacionada com a ocupação romana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: