ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Centro Cultural de Belém

Posted by mjfs em Dezembro 11, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Historial

A construção do Centro Cultural de Belém (CCB) foi decidida no início de 1988, com o objectivo de construir de raiz um equipamento que pudesse acolher, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia, permanecendo posteriormente como um forte pólo dinamizador de actividades culturais e de lazer.

Lançado o concurso internacional pelo Instituto Português do Património Cultural, recolheram-se 57 projectos, dos quais 6 foram convidados a desenvolver o ante-projecto. A proposta seleccionada foi a do consórcio do arquitecto Vittorio Gregotti (Itália) e do arquitecto Manuel Salgado (Portugal) que previa a construção de cinco módulos – Centro de Reuniões, Centro de Espectáculos, Centro de Exposições, Zona Hoteleira e Equipamento Complementar. Estão edificados os três primeiros módulos, respectivamente o Centro de Reuniões, o Centro de Espectáculos e o Centro de Exposições, estando a decorrer os procedimentos para a conclusão dos restantes módulos.

O Centro de Reuniões foi pensado para acolher, de forma privilegiada, congressos e reuniões de qualquer natureza ou dimensão, através de equipamentos e acabamentos de qualidade. A estrutura passou também a incluir os serviços gerais de funcionamento do CCB, várias lojas, um restaurante, dois bares e duas garagens abertas a utilizadores.

O segundo módulo, o Centro de Espectáculos, é o epicentro da produção e apresentação de carácter artístico e cultural do CCB. São três salas de diferentes dimensões equipadas para acolher diversos tipos de espectáculos, desde o cinema à ópera, do bailado ao teatro ou qualquer tipo de género musical. O Grande Auditório tem uma capacidade de 1429 lugares, o Pequeno Auditório tem uma lotação de 348 lugares e a Sala de Ensaio comporta 72 lugares. É ainda nesta estrutura que se encontram as salas de apoio à produção e preparação dos espectáculos.

Finalmente, o Centro de Exposições é composto por um conjunto qualificado de áreas expositivas distribuídas por quatro galerias que apresenta e produz exposições de artes plásticas, arquitectura, design, instalações, fotografia. Lojas e uma cafetaria completam a estrutura, que inclui ainda um espaço destinado ao tratamento e armazenamento de peças de arte.
Desde Junho de 2007, o Centro de Exposições alberga a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Colecção Berardo.

O CCB ocupa hoje uma área de construção de 97 mil metros quadrados, distribuída em seis hectares separados por duas ruas internas e unidos por um caminho pedonal que cria uma continuidade com a Praça do Império, negando a tradicional separação entre o interior e o exterior. É uma pequena cidade, com jardins, lagos, pontes, rampas, ruas, praças, cantos, onde se destaca, pela sua nobreza, a Praça do Museu.

CURIOSIDADES:

  • 30.500 m2 área bruta do Centro de Reuniões
    • 22.000m2 área bruta do Centro de Espectáculos
    • 35.000 m2 área bruta do Centro de Exposições (8.000m2 livres para exposições temporárias)
    • as paredes do complexo (36 mil metros quadrados) estão cobertas por pedra calcária “Abancado de Pero Pinheiro” com acabamento “Rústico Gastejado” assente em suportes metálicos
    • 1.600 quilómetros de cabos eléctricos
    • 15 mil lâmpadas
    • 280 quadros eléctricos
    • 2.600 sensores de incêndios, gás e intrusão
    • 700 sensores de temperatura, humidade e pressão
    • 19 elevadores e monta-cargas
    • 1300 portas e portões
    • 550 ventiladores, caixas e unidades de ar condicionado

    (Texto: CCB)

  • Anúncios

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

     
    %d bloggers like this: