ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Edificio Voz do Operário – Lisboa

Posted by mjfs em Janeiro 15, 2008

Voz do Operario - Edificio LisboaVoz do Operario - Edificio LisboaVoz do Operario - Edificio LisboaVoz do Operario - Edificio Lisboa

 

 

 

O projecto do arquitecto Norte Júnior, onde se encontra instalada a sede de “A voz do Operário”, caracteriza-se pela conjugação entre a monumentalidade e equilíbrio de massas e a funcionalidade do espaço interno.

O alçado principal é constituído por três corpos: um central, ligeiramente recuado e dois laterais. O corpo central apresenta dois pilares colossais, encimados por um frontão curvo; no piso térreo observam-se três portas geminadas em arco perfeito que dão acesso ao interior; e, distribuídos pelos segundo e terceiro andares, encontram-se vãos rectangulares ou de verga curva; No último piso destaca-se um arco abatido a enquadrar um grande janelão envidraçado emoldurado por motivos geométricos e arquitectónicos. Nos corpos laterais organizados com acentuada simetria, de forma a equilibrar a composição arquitectónica, desenvolvem-se três andares separados por frisos de cantaria, com vãos rectangulares tripartidos por colunas de cantaria, no andar térreo, e janelas de peito de bandeira curva nos restantes.

(Fonte: IPPAR)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: