ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Pelourinho Trofa do Vouga

Posted by mjfs em Janeiro 29, 2008

Trofa

Trofa, ou Trofa do Vouga, teve primeiro povoamento cristão sob domínio leonês. O seu primeiro donatário conhecido foi Rui de Andrade, que recebeu o direito sobre as rendas da freguesia em 1377, por doação de D. Fernando. Pertencia à paróquia de São Salvador de Covelas (ou Covelos), embora mais tarde tenha vindo a albergar a matriz. Em 1449 D. Afonso V elevou a Trofa à categoria de vila, doando-a aos Lemos, senhores de Alfarela e Jales, fidalgos originários de uma nobre família da Galiza. O 1.º senhor de Trofa foi Gomes Martins de Lemos, o Moço, e o 10º e último foi Bernardo de Lemos de Carvalho. Em 1517, D. Manuel outorgou foral novo à vila, na sequência do qual se terá erguido o pelourinho. A Trofa foi sede até 1836, data na qual foi incorporada no concelho de Sul; seguindo-se a extinção deste, ambos foram integrados em Águeda a partir de 1853.

O pelourinho está levantado no largo da igreja matriz, tendo um e outro sido construídos na vizinhança do palácio dos Lemos, que detinham o direito de padroado, e cujos túmulos se encontram no templo. O monumento é constituído por um soco quadrangular de topo ligeiramente rampante, sobre o qual assenta a base da coluna, uma peça semelhante mas de menores dimensões. A coluna possui fuste oitavado, de faces lisas, com entasis. Existe apenas um arremedo de capitel, composto por três molduras quadrangulares sobrepostas, onde assenta o remate, um paralelepípedo com pequenos balaústres nas arestas e as faces molduradas. Estas faces estão muito danificadas, podendo apenas distinguir-se uma rosácea inscrita numa moldura circular, e um escudo nacional na face oposta.
O monumento teve uma base distinta, formada por dois degraus em pedra aparelhada, muito rústicos, que ainda se podem ver numa aguarela de c. 1930. O pelourinho foi apeado deste soco em 1963, ficando desde então sobre o pavimento.

(Fonte: IPPAR)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: