ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Igreja de Belazaima do Chão – Águeda

Posted by mjfs em Fevereiro 1, 2008

IGREJA  de Matriz Belazaima do Chao

Dedicada a São Pedro, a actual igreja de Belazaima do Chão é uma reconstituição setecentista de um outro templo de época anterior, cuja origem se desconhece, mas da qual restam ainda alguns vestígios. Tal é o caso de lintéis e outras pedras identificadas como sendo datáveis do século XVII, da base do púlpito, ou ainda da configuração dos arcos laterais da nave, junto ao arco triunfal, interrompidos pelo pano murário que separa o espaço do corpo do templo da capela-mor.
A fachada da igreja é definida por pilastras coroadas por pináculos, nos cunhais, e rematada por frontão contracurvado com tímpano aberto por nicho onde se exibe a imagem de São Pedro, a quem o templo é dedicado. Ao centro, o portal principal de verga recta, é coroado por frontão curvo e no friso que o antecede, a inscrição indica o ano da conclusão das obras: 1748. Apesar de alguns problemas de leitura, a lápide refere o seguinte:
ESTA.OBRA.FOI.FEITA.NA.ERA
DE 1748.A
SERVINDO.DE.IVIS.DA.IGREIA
(espaço raspado)
(espaço raspado) .DE ALVARIM
COM OS SEVS.EMLEITO
(cf. GONÇALVES, CORREIA, 1993)
À direita, ergue-se a torre, também com pilastras nos cunhais e rematada por zimbório, onde há ainda a assinalar as gárgulas cilíndricas e caneladas.
No interior, de nave única, destaca-se o colorido da talha dourada e policromada presente nos altares da nave, nas capelas colaterais e na parede do arco triunfal, este último também com vestígios de pintura. Esta campanha decorativa do interior remonta já à segunda metade do século XVIII, correspondendo a um período posterior ao da reconstrução do edifício. Na verdade, a data de IVNHO DE 1772 que se encontra nos caixotões com pintura de concheados da capela-mor ajuda a estabelecer uma cronologia mais precisa para estas intervenções. Já nos caixotões da nave, a pintura sem ornamentos é de 1844.

IGREJA  de Matriz Belazaima do ChaoIGREJA  de Matriz Belazaima do Chao

(Fonte: IPPAR)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: