ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Casa de Vila Verde – Lousada

Posted by mjfs em Abril 21, 2008

 

 

A Casa de Vila Verde produz vinho pelo menos desde a segunda metade do século XVII, quando era seu proprietário Semião Pinto de Mesquita. A casa de habitação que hoje se observa teve, certamente, diferentes campanhas de obras, sobre as quais apenas é possível estabelecer uma datação conjectural. É, com certeza, mais antigo o corpo lateral, que recorda as casa-torre medievais.

Admite-se que os dois primeiros pisos possam remontar ao século XVI, e que o último seja contemporâneo da construção do corpo principal pois as molduras dos vãos revelam maior proximidade entre si. Pelo contrário, no torreão , o piso térreo é aberto por duas portas e uma janela e o andar intermédio é marcado por uma loggia reduzida.

A divisão entre os pisos foi mantida no corpo longitudinal, com o prolongamento do friso do torreão. Este alçado é aberto, ao nível do andar nobre, por janelas de guilhotina cujo ritmo converge, ao centro, para o eixo formado pela porta principal e pela mansarda de remate contracurvado e pináculos laterais e central. A fachada é antecedida por uma escadaria de dois lanços opostos, que se desenvolvem no mesmo plano do alçado conferindo-lhe, ainda assim, um maior dinamismo.

Por fim, na capela, independente da casa, apenas há a assinalar a pedra de armas sobre o portal, o frontão triangular que remata a fachada, ladeado por pináculos e o campanário de dimensões reduzidas.

 

 

Capela

Foto: Rota Vinho Verde
Texto: (Rosário Carvalho/IPPAR)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: