ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Torre de Nevões – Marco de Canaveses

Posted by mjfs em Abril 26, 2008

Torre de Nevões 2- Marco Canaveses (Foto Portuguese_eyes

O território abrangido na actualidade pelo município de Marco de Canaveses possui variados testemunhos da passagem de diferentes comunidades humanas ao longo dos tempos, certamente atraídas pelos excelentes recursos cinegéticos que sempre proporcionou à sua sobrevivência e fixação, como comprovam exemplarmente as escavações realizadas na “Área Arqueológica do Feixo”. Disso são exemplo a fertilidade dos seus campos, irrigados por inúmeros recursos hídricos, que acabaria por ditar a principal actividade económica das populações neles residentes, ou seja, a agricultura. E foi a par desta característica, que a localização privilegiada da região lhe permitiu acolher algumas das mais importantes feiras medievais do território português, cuja realização era sobremodo facilitada pelas diferentes vias que atravessavam o seu termo.

Uma particularidade que enraizaria já em pleno período medieval, ao longo do qual se ergueram múltiplos edifícios, com destaque para os solares brasonados.

Mas foi também o caso de templos construídos antes do início do processo de formação da nacionalidade, assim como durante a sua consolidação e, designadamente, em pleno reinado de D. Manuel I (1469-1521), como testemunha, no actual termo da freguesia de Tabuado, a “Torre de Nevões” erguida, por conseguinte, no século XVI, numa plataforma de encosta sobranceira ao vale do Rio Ovelha, ainda que tivesse sido remodelada nas duas centúrias subsequentes, até que a década de 70 de novecentos ditou a construção de um edifício anexo, configurando um conjunto destinado ao usufruto turístico.

De linhas arquitectónicas e gramática decorativa inscritas no estilo manuelino, esta torre senhorial, granítica, de planta rectangular e três registos, exibe, no topo, as características ameias, a par de cinco gárgulas e merlões, sendo o segundo piso iluminado por três janelas de vão rectangular, apresentando, de igual modo, as denominadas “conversadeiras” em três das suas fachadas.

[AMartins] – IPPAR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: