ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Capela da Senhora do Vale – Cete – Paredes

Posted by mjfs em Maio 18, 2008

Capela Senhora do Vale - Cete - Paredes - Foto Fmars - 1

 

A ermida de Nossa Senhora do Vale, situada em Cete, concelho de Paredes, é um pequeno templo de provável construção quatrocentista, que sofreu várias alterações ao longo dos séculos. Ergue-se no largo central da povoação, calcetado e rodeado por edifícios térreos, dispondo-se um cruzeiro no enfiamento do seu portal principal.

O templo possui fachada principal antecedida por alpendre ou galilé moderno, levantado em 1967, de planta rectangular, pouco mais estreito que a capela, e composto por dois largos pilares intervalados por colunas dóricas sobre um murete baixo, encimado por gradeamento. As colunas distribuem-se duas a duas em cada lado, servindo as da frontaria de enquadramento a um portão duplo em ferro. Existe outro portão, de menores dimensões, na parede norte do alpendre, encostado à fachada do templo. A cobertura do alpendre é em telhado de três águas; no seu interior destaca-se um púlpito cilíndrico, e um singelo cruzeiro com cruz latina, sobre base cúbica. O portal é em arco ogival com duas arquivoltas, sendo a exterior ornamentada com meias esferas e um mascarão central. As arquivoltas assentam em colunelos com capitéis ornados por carrancas. É encimado por um estreita fresta rectangular, acima do alpendre. A empena, em triângulo de topo truncado, é rematada por um pequeno campanário.

O interior é de planta rectangular, nave única, e capela-mor quadrangular, com tectos em madeira. As paredes não possuem reboco, ficando à vista o aparelho de granito. A decoração limita-se à imagem da capela-mor, e a duas imagens sustentadas por peanhas, que enquadram o arco triunfal, ligeiramente apontado. O antigo retábulo, em talha dourada e policromada, foi retirado na década de oitenta do século XX, revelando então o vão de arco redondo que hoje abriga a imagem da padroeira, bem como vestígios de pinturas murais.

 Texto: IPPAR – SML

 

Capela Senhora do Vale - Cete - Paredes - Foto Fmars - 2

Advertisements

2 Respostas to “Capela da Senhora do Vale – Cete – Paredes”

  1. João Henrique Barbosa said

    Olá caro amigo, sou brasileiro e em munha cidade, temos uma capela da mesma Nossa Senhora do Vale, e gostaria de ter mais fotos do interior da capela, pois estamos reforando a capela e gostariamos de dar a ela um aspecto similar ao da capela “madre”.
    Abraços.

  2. washington said

    Boa noite irmão que a Paz de Cristo esteja com todos, estou procurando a foto de Nossa Senhora do Vaele e dia de comemoração desta santa Mãe tão maravilhosa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: