ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castelo de Pinhel – Guarda

Posted by mjfs em Março 2, 2009

Castelo de Pinhel 2 - foto ARPLES

No local onde se ergue o Castelo de Pinhel, desde a época pré-romana existia um recinto fortificado. Esta área assumiu com D. Afonso Henriques um papel de destaque na reconquista cristã, teor esse que volta a ser sublinhado com D. Sancho I em 1189 com a atribuição de carta foral a Pinhel e subsequente construção do castelo.

A estruturação deste complexo fortificado tem ainda continuidade durante o reinado de D. Afonso II, sendo também reconstruído e alargado sob a égide de D. Dinis. De facto, entre a baliza cronológica que medeia o último quartel do século XII e o primeiro quartel do século XIII, seis torres de planta quadrada são construídas (e posteriormente consolidadas quando da confirmação de foral em 1510 com D. Manuel), às quais correspondem seis entradas – rematadas com arcos a pleno centro e quebrado -, a saber: Porta da Vila, de Santiago, de Marrocos, de São João, de Alvacar e de Marialva.

Durante o reinado de D. Dinis reestruturou-se ainda a muralha envolvente e, no contexto da Restauração de 1640, o castelo irá também sofrer novas intervenções no sentido de melhorar o seu papel defensivo. A construção, de planta oval, denuncia um estilo que segue um formulário manuelino, corroborado na janela mainelada e na janela de lintel recto, que rasgam, no recinto da cidadela, as duas torres com matacães que ainda subsistem, uma das quais a Torre de Menagem.

Em Agosto de 1999, foram iniciadas obras de revitalização sob a orientação do IPPAR, tendo-se registrado problemas de infiltrações de águas pluviais nas torres em 2002. Com a solução do problema, o castelo recebeu, em 2005, o primeiro miradouro virtual da Europa, com projecto e implantação a cargo da empresa de tecnologias YDreams, ao custo de 100 mil Euros.

Fontes: IPPAR e WIKIPEDIA

 

Castelo de Pinhel 1 - foto ARPLES

OUTROS LINKS:

  • Inventário do Património Arquitectónico (DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Pinhel (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Pinhel (pt.wikipédia)
  • Castelo de Pinhel (Guia da Cidade)
  • Câmara Municipal de Pinhel 
  • Anúncios

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

     
    %d bloggers like this: