ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castelo de Castelo Bom – Guarda

Posted by mjfs em Fevereiro 12, 2009

 castelo de castelo bom - ana luisa fazenda - 7-12-06 - IPPAR

Ocupado durante a proto-história, este ponto dominante sobre o rio Côa fez parte do território disputado por Portugal e pelo reino de Leão durante os séculos XII e XIII. Neste período, Castelo Bom foi mesmo uma guarda avançada do lado leonês, contexto em que foi executada a sua primeira configuração enquanto castelo medieval. Em 1282, D. Dinis conquistou a povoação e, imediatamente, terá ordenado o reforço estrutural do seu sistema defensivo, para o que passou carta de foral. Antes do final do século, em 1297, Castelo Bom foi definitivamente incorporado no reino de Portugal e a sua importância estratégica, numa linha de fronteira ainda tensa, determinou que as obras continuassem.

Trata-se de um castelo de planta irregular, adaptado às condicionantes do terreno. A entrada no recinto faz-se através de porta de arco quebrado, defendida activamente por torre de menagem quadrangular, hoje arruinada. No sector meridional localiza-se a cisterna (conhecida localmente por Poço d’El-Rei), estrutura rectangular coberta por telhado de duas águas, com interior abobadado apoiado em dois arcos a pleno centro, ao qual se acede por porta numa das faces actualmente semi-enterrada.

Na Baixa Idade Média, ainda que escasseiem as informações, é de presumir que o sistema militar tenha sido complementado com outros dispositivos, nomeadamente uma barbacã desenhada nos inícios da época moderna por Duarte d’Armas. Estão documentados trabalhos de consolidação estrutural no reinado de D. Manuel, da responsabilidade de dois artífices biscaínhos, com obra realizada em Penamacor – mestre de obras João Ortega e pedreiro Pero Fernandes -, mas desconhece-se a amplitude dos trabalhos por si executados.

Os séculos seguintes foram marcados por uma progressiva decadência, que levou à quase completa ruína do castelo. Em 1834, o concelho de Castelo Bom foi extinto, o que precipitou o desmantelamento da própria fortaleza, sendo a sua pedra reaproveitada para construções privadas. No século XX tiveram lugar algumas intervenções pontuais de restauro, mas só em 1999, por conjugação de esforços entre a Câmara Municipal de Almeida e os proprietários, se iniciou a valorização sistemática da aldeia histórica, principiando pela construção de um miradouro.

 

Texto: PAF / IPPAR

Castelo_Bom_(Sul)-_Duarte_de_Armas

CasteloBom-Map

OUTROS LINKS:

  • Castelo de Castelo Bom (IPA / DGEMN)
  • Instituto Português de Arqueologia
  • Castelo de Castelo Bom (Pesquisa de Património / IPPAR)
  • Castelo de Castelo Bom (pt.wikipedia)
  • Anúncios

    2 Respostas to “Castelo de Castelo Bom – Guarda”

    1. Cabovisão said

      A Cabovisão está a promover uma nova rubrica do Canal V! onde os clientes podem ser “Repórteres por um dia” do local onde moram.
      É muito fácil! Vá à página do Canal V! no site da Cabovisão e saiba como participar. A sua localidade agradece!

      Canal V! da Cabovisão

    2. Ola pessoal venho deixar uma boa informação para todos, para saber mais sobre a nossa aldeia entrem em http://WWW.CASTELOBOM.COM e colaborem, aprendam mais, deixem ideias, mensagens, entrem nops foruns, vejam fotos, etc.

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

     
    %d bloggers like this: