ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Neves – Meinedo – Lousada

Posted by mjfs em Abril 22, 2008

Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Neves  1 - Lousada - Foto IPPAR

Consagrada em 1262, a Igreja Matriz de Meinedo é dedicada a Santa Maria desde a sua fundação, integrando actualmente a Rota do Românico do Vale do Sousa. Segundo a tradição, este edifício românico substituiu outro templo, fundado antes da ocupação árabe da península, onde teriam sido depositadas as relíquias de Santo Tirso.

De planta longitudinal, a igreja ergue-se sobranceira à vila, sendo precedida por escadaria. Conjuga os volumes escalonados da nave, de secção rectangular, e da capela-mor, rectangular. A fachada é rasgada por portal de arco apontado com quatro arquivoltas, encimado por um pequeno nicho de volta perfeita vazado. O frontispício é rematado em empena com cruz.

Do lado direito foi edificada, no século XVIII, a torre sineira, rematada com coruchéu. Nas fachadas laterais foram abertos portais de volta perfeita, actualmente entaipados, sendo o remate dos panos murários pontuado pela disposição de cachorros.

O interior foi bastante modificado em campanhas decorativas executadas nos séculos XVII e XVIII. O espaço da nave é coberto por tecto de madeira com friso pintado, dispondo-se na parede do lado da Epístola o púlpito, e na parede fronteira um nicho com a imagem policroma de Santa Maria.

O arco triunfal é coberto por talha dourada, sendo ladeado por dois altares de talha. A capela-mor, coberta por tecto de caixotões pintados, é forrada por azulejos policromos seiscentistas, e ao centro foi disposto o grande retábulo setecentista, de talha dourada, decorado com temática mariana.

Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Neves  2 - Lousada - Foto IPPAR

(Fonte: IPPAR)

Anúncios

2 Respostas to “Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Neves – Meinedo – Lousada”

  1. Cátia said

    Não acho que este site está fixe.

  2. jose fleming de oliveira said

    Uma descriçãção desta Igreja muito sumária e aligeirada não concordante com a beleza e o valor patrimonial indiscutível que este monumento encerra.
    Por quem foi mandado edificar?
    Alguma história ou lenda em relação a estta igreja?
    Sendo o orago desta igreja Nossa Senhora das Neves a Santa Maria com uma extraordináreia imagem e expressaõ de uma escultura notavel não fazem qualquer menção descritiva desta bela imagem bem como um historial que ela encerra.
    Pena que estas descrições não sejam bem documentadas.
    Aproveito quem me poder responder em que hora´rios se pode visitar esta igreja e quem pode orientar uma visita que muito gostaria de conhecer em pormenor.
    obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: