ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Igreja de São Martinho ou Matriz de Penafiel

Posted by mjfs em Junho 7, 2008

 

Matriz de Penafiel

No local onde presentemente está implantada a Igreja de São Martinho, matriz de Penafiel, existiu até meados do século XVI a Capela do Espírito Santo, um templo edificado na Idade Média e reestruturado no início da centúria de Quinhentos. A reedificação da ermida medieval foi custeada por João Correia, mercador da vila, que mandou erigir uma estrutura manuelina (idem, ibidem), dotando o templo de diversos artefactos decorativos, nomeadamente um retábulo oriundo da Flandres.

Na segunda metade do século XVI deu-se início à construção da nova igreja matriz, uma vez que a sede de paróquia do Julgado de Penafiel havia sido transferida de São Martinho de Moazares para o lugar de Arrifana do Sousa. Desta forma, a Capela do Espírito Santo foi demolida, sendo aproveitado o espaço da capela-mor, utilizado no novo templo como capela funerária. No ano de 1561 tinham-se já iniciado as obras de edificaçãoda matriz, que decorreram até 1570, data inscrita no portal principal.

O templo de São Martinho foi construído segundo o modelo de igreja-salão , muito comum na arquitectura religiosa portuguesa construída na segunda metade do século XVI. A sua estrutura, implantada longitudinalmente, desenvolve-se numa planimetria de três naves com quatro tramos, cujos arcos formeiros se apoiam em colunas jónicas.

O frontispício apresenta um modelo de fachada-retábulo de gosto maneirista, de linhas austeras e despojadas, que a partir da década de 60 de Quinhentos foi bastante utilizado nas grandes obras religiosas edificadas no Alto Minho.

O portal é enquadrado, a cada lado, por pares de colunas jónicas e encimado por entablamento decorado com motivos geométricos. Sobre este, o habitual nicho foi substituído por uma pintura que representa São Martinho repartindo a sua capa, ladeada por duas cartelas inscritas com as datas 1561 e 1570, que possivelmente se reportam ao início das obras do templo e à sua sagração, respectivamente. Sobre este registo foi aberto um óculo inserido numa cartela roll werk . De cada um dos lados do conjunto retabular do portal foram rasgadas duas janelas. O conjunto da fachada é rematado em empena, e do lado esquerdo, embebida pela estrutura do corpo da igreja, foi edificada a torre sineira.

No interior destaca-se a capela do Senhor dos Passos, que corresponde à antiga capela-mor da ermida do Espírito Santo, coberta por abóbada estrelada, e que alberga a pedra tumular de João Correia. A capela-mor, cujo espaço foi ampliado em 1694, alberga um grande retábulo rocaille dourado.

Texto: IPPAR – C. O.

 

Matriz de Penafiel - Foto Fmars 1

Matriz de Penafiel - Foto Fmars 2

Anúncios

2 Respostas to “Igreja de São Martinho ou Matriz de Penafiel”

  1. isabel bessa garcia said

    gostaria de referenciar a existência de uma tese de mestrado, infelizmente não publicada por falta de interesse que nos ultrapassa, defendida em 2002, Universidade de Coimbra, orientação do Prof. Pedro Dias, registada na base de dados da Biblioteca Nacional, sobre aarquitectura do período maneirista em Portugal no Vale do Sousa, de que ressaltam os edifícios penafidelenses. è a maior obra sobre o assunto e nunca vem referenciada, excepção feita a um texto de uma comunicação sobre a igreja da Misericórdia no registo do IPPAR, facultado pelo Arquivo Municipal de Penafiel, que bem conhece o nosso trabalho.

    isabel b. garcia

  2. A. Monteiro said

    Muito, muito interessante. Encontrei, por acaso, e vou pedir uma ajuda.
    Procuro, a origem e algo de interesse sobre,
    – Joâo Bragal de Cima e J. Bragal de Baixo (Arrifana e Cazal de Cinza) – Guarda.
    Quer ajudar-me?
    Bem Haja

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: