ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Coruto de Castelo de Penalva – Penalva do Castelo – Viseu

Posted by mjfs em Julho 14, 2008

Coruto do Castelo - Castelo de Penalva - www.monumentos.pt

Cronologia

Idade do Bronze Final – primeira ocupação do local, de que sobrevive vário espólio; séc. 01 / 04 – possível romanização do local; séc. 10 / 11 – provável construção do castelo no local; 1058 – foi conquistado por Fernando I, o Magno; 1758, 24 Maio – nas Memórias Paroquiais, o abade informa que do castelo só existiam as ruínas e os alicerces abertos na rocha viva, e que se encontrou, no local, uma epígrafe romana *1; 1874 – Pinho Leal refere o castelo como antiquíssimo, mas praticamente sem vestígios.

Tipologia

Arquitectura militar, medieval. Castelo roqueiro, que aproveita as condições naturais de defesa, complementada com troços de muralhas, dando origem a uma área de fortificação reduzida.

Características Particulares

Sítio onde se implementou um antigo castelo, aproveitando as condições naturais de defesa, reforçadas nos pontos mais frágeis com muralhas de que são testemunhos indirectos os rebaixamentos feitos nos afloramentos para suporte de blocos, de pequenas dimensões e não afeiçoados. A configuração do local é em forma de bossas de camelo, com uma ligeira depressão entre as duas pequenas elevações.

Descrição

Construído sobre a rocha, apresenta restos de muralhas a N.., construída com silhares pequenos e mal afeiçoados. Os afloramentos rochosos apresentam sulcos onde assentavam as muralhas e pequenas plataformas, formando degraus que talvez pertençam ao antigo adarve.

 

Observações: *1 – lápide com paradeiro desconhecido, que apresentava a seguinte inscrição D. M. S. / PROCILI/AII LIBIIRT/AII RVFI / AN. L. ET / …M… PRÓ/CILIAII. PA / … (Consagrado aos deuses Manes. Procilia, liberta de Rufo, de 50 anos, e … Procilia …).

Fonte: www.monumentos.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: