ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Castelo de Aguiar de Sousa (Restos da Torre) – Paredes – Porto

Posted by mjfs em Julho 15, 2008

Torre do Castelo Aguiar de Sousa - Restos - Foto www.monumentos.pt

Cronologia

Séc. 10 – Provável construção do Castelo; 995 – Foi tomado por Almançor; 1220 – Nas inquirições, esta zona é dominada pelos Sousas, e é designada pelo Termo de Ferreira e Termo de Aguiar, sendo o centro administrativo no Castelo de Aguiar de Sousa; 1258 – É criado o Julgado de Aguiar de Sousa; 1411- Foral de D. João I; 1513, 25 Novembro – D. Manuel II atribui o Foral a “Aguyar de Soussa”; 1758 – Aguiar de Sousa pertencia à Comarca de Penafiel; 1837 – Aguiar de Sousa é extinto como concelho e é integrado em Paredes; 1999 – a proprietária era a viúva do Sr. Amável Costa.

 

Enquadramento

Rural, isolado, implanta-se no cimo de uma elevação de forma cónica, entre dois altos eucaliptos, junto a uma espécie de ravina rochosa. O acesso à torre dificultado pela quantidade de vegetação, vai-se constituindo num percurso elicoidal até uma plataforma. Aí são visíveis alguns muros de aparelho regular de alvenaria de xisto , constituindo-se na zona mais elevada numa espécie de muralha com degraus integrados. No cimo dos muros da base da torre disfruta-se do vale do Rio Sousa e das serras envolventes.

Descrição

Vestígios de torre de planta quadrangular, descentrada relativamente aos restos de um contorno de muralha de forma ovalóide. Uma das faces da torre apresenta uma interrupção , possível lugar de porta, com uma pequena escada de um único lanço. A marcar as ombreiras duas pedras paralelepipédicas apoiam nos muros. Em cada uma das faces da torre e ao mesmo nível dois orifícios.

 

(Nota: No âmbito da implementação do circuito turístico-cultural denominado de “Rota do Românico do Vale do Sousa” (RRVS), que prevê várias intervenções de conservação, restauro e valorização nalguns monumentos integrantes decorreu, recentemente, a assinatura do auto de consignação da obra da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.)

 

(Fonte: monumentos.pt)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: