ÍCONES DE PORTUGAL

Património de Portugal

Casa António Seabra – Sangalhos – Anadia

Posted by mjfs em Março 2, 2008

 Fotos: Lídia Fernanda Mendes de Figueiredo

 
O projecto da Casa de António Seabra, da autoria do arquitecto Cipriano Maia, remonta a 1922, encontrando-se as obras concluídas em 1925. Muito embora a morte do arquitecto, em 1923, tenha obrigado a uma mudança dos planos originais, estamos em presença uma habitação unifamiliar, que se inscreve na vertente estética da “Casa Portuguesa” difundida, principalmente, por Raul Lino. A planta quadrangular com uma espécie de torreão rectangular na extremidade da fachada principal, desenvolve-se em volumes cúbicos e linhas rectas de influência da arquitectura moderna, mas a resposta plástica que se observa no tratamento dos volumes encontra-se ligada a um vocabulário tradicional: telhados de três e quatro águas, múltiplas cornijas em telhado, varanda alpendrada, azulejos a ladear a porta principal (Santo António e São João, da fábrica ELA de Aveiro com data de 1924), ou floreiras das janelas. O próprio “torreão” não deixa de recordar um modelo da casa-torre medieval que a arquitectura civil portuguesa conservou e recuperou nas mais diversas épocas.
No interior, de dois pisos articulados através de escadaria de madeira, as áreas de serviço, o escritório e a zona social encontram-se circunscritas ao piso térreo, estando o superior reservados a quartos e a áreas privadas.

Fonte: IPPAR

Uma resposta to “Casa António Seabra – Sangalhos – Anadia”

  1. Recantos de Portugal
    Visitar Tomar, Abrantes, Constância e o Castelo de Almourol é reviver as culturas Romana, Àrabe, e usufruir o que a Natureza nos oferece.

Deixe um comentário